Páginas

sábado, 16 de agosto de 2014

Transtornos Funcionais Específicos

 
São as dificuldades específicas de aprendizagem, que interferem no rendimento escolar do aluno e englobam também outros transtornos, como por exemplo:

*Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade - TDAH
*Dislexia;
*Dislalia;
*Disgrafia;
*Discalculia;
*Disortografia;
*Transtorno de Conduta;
*Distúrbio do Processamento Auditivo Central – DPAC;
*Distúrbio especifico de linguagem – DEL.

Para driblar essas dificuldades, serão necessários ter em mãos alguns recursos, como mudanças no ensino, como adaptações curriculares e didáticas, como variados métodos pedagógicos utilizados, como materiais especializados e adaptados, pelo fato desse aluno, dessa criança, ter um distúrbio, ou seja ,“... uma disfunção do sistema nervoso central, portanto um problema neurológico relacionado a falha aquisição, processamento ou, ainda, no armazenamento da informação, envolvendo áreas e circuitos neuronais específicos, em determinado momento do desenvolvimento” (Ciasca, 2006).

Para saber se existe ou não o transtorno, é necessário procurar orientações, auxílio especializado para fazer exames e testes que possam nortear os caminhos e os processos necessários para fechar um diagnóstico com uma equipe multidisciplinar, geralmente encabeçada por um neurologista. Gera-se um laudo, onde estariam registrado as maiores dificuldades e em quais áreas específicas se enquadram o distúrbio.

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário