Páginas

terça-feira, 26 de agosto de 2014

Projeto do Instituto do Cérebro identifica transtornos de aprendizagem em estudantes


Projeto do Instituto do Cérebro identifica transtornos de aprendizagem em estudantes

31 de julho de 20140
cérebro_exame_2
Foto: Instituto do Cérebro/PUCRS
Um projeto que iniciou motivado pela necessidade de identificar o quanto a dislexia e a discalculia afetam o aprendizado no Brasil e como esses índices repercutem nas taxas de reprovação desses alunos, agora procura identificar os sinais precoces desses transtornos.
O Instituto do Cérebro da PUC gaúcha está à frente desse projeto de amplitude nacional, chamado Projeto ACERTA (sigla para Avaliação de Crianças Em Risco de Transtorno de Aprendizagem). O DR. Augusto Buchweitz, Coordenador de Desenvolvimento de Pesquisa em Ressonância Magnética Funcional, explica que as crianças com dislexia ou discalculia são muito criativas, pois precisam de um processo cerebral de adivinhação e compensação para aprender: “Essas crianças são inteligentes, têm as mesmas habilidades cognitivas dos seus colegas, mas têm dificuldades em desenvolver a leitura. Há um índice de reprovação acima de 80% nas escolas com essas crianças. Se elas tivessem sido diagnosticadas precocemente e a elas tivesse sido dada a condição de trabalhar a leitura de maneira diferente – com alguém lendo para elas, ou dando mais tempo, elas não precisariam ter sido reprovadas”, explica Buchweitz.
Na dislexia, a criança apresenta dificuldades para aprender a ler, apesar de ter um Q.I. normal ou até mesmo acima da média. Também é importante identificar se esse aluno teve as mesmas oportunidades de aprendizado que seus colegas. Na discalculia, o problema é entender o conceito de número, a ideia de quantidade – quanto um número é mais ou menos do que outro.
Para mais informações sobre o projeto ACERTA é preciso mandar um email para projetoacerta@gmail.com.
http://wp.clicrbs.com.br/educacaoaz/2014/07/31/projeto-do-instituto-do-cerebro-identifica-e-trata-transtornos-de-aprendizagem-em-estudantes/?topo=52,1,1,,171,77

Nenhum comentário:

Postar um comentário