Páginas

sexta-feira, 1 de agosto de 2014

Lista de atividades para desenvolver as habilidades cognitivas nas crianças

Escrito por rebeca renata | Traduzido por randhal wendel

Lista de atividades para desenvolver as habilidades cognitivas nas crianças
Desenvolva as atividades cognitivas dos seus filhos através de atividades motivadoras
Creatas Images/Creatas/Getty Images

O desenvolvimento cognitivo inclui as maneiras como as crianças resolvem problemas e aprendem. Uma criança desenvolve sua inteligência e aprende sobre seu ambiente à medida em que se desenvolve cognitivamente. A memória, a concentração, a atenção, a percepção, a imaginação e a criatividade são todos componentes fundamentais do desenvolvimento cognitivo. As crianças precisam conhecer marcos de desenvolvimento cognitivo específicos. Certas atividades podem motivar esses tipos de habilidades cognitivas nas crianças.

 Leitura

As competências linguísticas fazem parte do desenvolvimento cognitivo. As atividades de leitura são cruciais para ajudar as crianças a desenvolverem essas habilidades. A leitura ajuda a construir o vocabulário e aumenta a habilidade verbal. Os pais podem estimular essas habilidades lendo para seus filhos desde pequenos. À medida que as crianças crescem, os pais podem continuar lendo para e com elas, encorajando-as a ler em voz alta à medida que suas habilidades se desenvolvem. Interagir através de livros pode promover habilidades verbais, bem como o desenvolvimento visual.

Memória

Quebra-cabeças e jogos de classificação são atividades que promovem a concentração e a memória. Os quebra-cabeças podem ser os tradicionais, feitos para todos os níveis de idade e habilidade. Os brinquedos baseados na construção civil, como Lincoln Logs e blocos, também podem melhorar a memória e a concentração. Para as crianças menores, os jogos da memória podem ajudar a promover a memória. Por exemplo, com pares de cartas misturados e virados de cabeça para baixo, a criança pode virar as cartas e tentar lembrar os lugares das cartas e encontrar os pares.

Matemática

As habilidades matemáticas também fazem parte do desenvolvimento cognitivo. Os pais podem estimular seu desenvolvimento falando sobre números com as crianças, enquanto fazem as atividades cotidianas. Quando os pais conversam com seus filhos sobre números desde pequenos, elas se sairão melhor em matemática quando entrarem na escola. Os pais podem desenvolver atividades simples, como itens de contagem. Por exemplo, ao fazer compras, um pai pode contar o número de compras no carrinho, junto com a criança. Os pais também podem incentivar a matemática através de jogos e quebra-cabeças focados em números. Ler livros baseados em matemática, que incluam números e contagem, também pode ajudar.

Criatividade

A arte e a música também podem ajudar a estimular o desenvolvimento cognitivo. As atividades criativas podem ajudar com muitos tipos de aprendizagem e também a construir conexões importantes no cérebro. Por exemplo, aprender música pode aumentar a memória e as habilidades de leitura. O uso de canções e rimas também podem ajudar com as competências linguísticas. As atividades baseadas em músicas e canções são frequentemente populares com crianças, e os pais podem desenvolver essas atividades de muitas maneiras. À medida que as crianças crescem, os pais podem incentivá-las a aprender um instrumento musical. Isso ajuda a desenvolver as habilidades de memória e a matemática

Nenhum comentário:

Postar um comentário