Páginas

sexta-feira, 1 de agosto de 2014

Jogos que ensinam as crianças a socializar


Adquirir habilidades sociais é parte essencial da educação de uma criança. Ao utilizar tempo em sala de aula para realizar atividades que encorajem e desenvolvam as habilidades de socialização, educadores podem oferecer a seus alunos a oportunidade de aprenderem adequadamente essas habilidades de interação. Com um pouco de criatividade, jogos de socialização podem se adequar a todas as idades e situações pedagógicas.

 

Crianças pequenas

Para crianças em idade pré-escolar, as primeiras atividades de socialização incluem apresentações, ter paciência e compreender expressões faciais. Alguns jogos para realizar em sala de aula são como, por exemplo, "faça o que seu mestre mandar", "diga seu nome" e "que careta estou fazendo?". O jogo "diga seu nome" consiste em pedir às crianças para sentarem-se em círculo e passar uma bola entre elas. Quem terminar com a bola, deve levantar-se e apresentar-se aos demais. Para ensiná-las um pouco sobre paciência e confiança, faça com que joguem "siga o líder", pois, como todas as crianças terão a chance de liderar, poderão praticar liderança. Ao jogar "que careta estou fazendo?", faça diversas caretas exageradas para os estudantes e peça que os alunos adivinhem que expressões você está fazendo.

Crianças do ensino fundamental

Para crianças do ensino fundamental, escolha jogos socializantes que as ensinem a trabalhar juntas. Jogos que fazem com que as crianças participem de diversas atividades diferentes são uma excelente opção. Por exemplo, o clássico jogo de charadas permite que as crianças aprendam e pratiquem comunicação não verbal enquanto tentam decifrar as pistas dadas pelo "ator". Outros jogos para crianças dessa faixa-etária são aqueles que permitem que elas sejam "donas" de um estabelecimento no qual definem os preços e interagem com seus "clientes".

Jogos esportivos disputados em times

Atividades disputadas em equipe oferecem a crianças de todas as idades a oportunidade de desenvolver espírito desportivo, além de promover o aprimoramento de habilidades sociais. Através de demonstrações de respeito pelos adversários e de encorajamento, professores e treinadores podem usar o esporte para ensinar os alicerces do que é ser um bom vencedor ou perdedor. Atividades disputadas por times também são uma poderosa ferramenta para ensinar os pequenos a resolver conflitos, ensinando-os a superar os desentendimentos que podem ocorrer em quadra devido a diferenças de comunicação.

Crianças mais velhas

Quando estiver trabalhando habilidades sociais com crianças mais velhas, escolha jogos com métodos mais avançados. Por exemplo, crie "conversações triangulares" onde três alunos são colocados juntos. Nesse triângulo, um dos alunos é o orador, um é o ouvinte e o outro é o observador. Providencie temas predefinidos para discussão e deixe cada triângulo trabalhar em seu desenvolvimento. Enquanto o orador e o ouvinte participam ativamente do processo de comunicação, o observador pode analisar atentamente como os dois aspectos da socialização, falar e ouvir, são desempenhados

http://www.ehow.com.br/jogos-ensinam-criancas-socializar-info_5730/

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário