Páginas

quinta-feira, 28 de agosto de 2014

Estas músicas te deixarão concentrado, dizem neurocientistas




Usando a neurociência e a psicologia para entender a distração, a focus@will desenvolve faixas musicais

Marcelo venceslau, de
 Marcos Santos/USP Imagens
Menina escuta música em fone de ouvido
Mulher escuta música em fone de ouvido: empresa oferece playlists para que você possa maximizar a sua concentração e não perder o foco com outras coisas

São Paulo - Ter foco no trabalho ou em alguma tarefa pode ser um pouco complicado. Muitas pessoas se distraem facilmente e acabam perdendo o foco das suas obrigações.
Ouvir música para ajudar na concentração pode ser uma boa alternativa para se abstrair do ambiente a sua volta. É isso que sugere a focus@will.
A empresa oferece playlists para que você possa maximizar a sua concentração e não perder o foco com outras coisas.
Usando a neurociência e a psicologia para entender a distração, a focus@will desenvolve faixas musicais que vão desde músicas clássicas e melodias acústicas até sons de chuva e ondas quebrando na praia.
A empresa sugere que maior parte da distração é causa pela audição. Qualquer som estranho no ambiente pode acabar com seu foco. O homem desenvolveu sua audição na pré-história para ficar atento a predadores.
Com o passar dos anos, essa não é mais a maior necessidade do ser humano, mas seu sistema auditivo se mantém aguçado.
Se você ouvir um som estranho agora, vai parar de ler o texto para ver o que é esse barulho. Você perdeu seu foco no texto. Vai voltar a ler e pode se esquecer de onde parou. “Você já imaginou como seria distrativo se você ficar notando cada pequeno detalhe do ambiente todo o tempo?”, explica focus@will.
Muitos escritórios colocam música ambiente para que os seus funcionários sejam mais produtivos — e não caiam no sono. Mas isso pode ser um grande erro.
Se a faixa musical não for bem escolhida, você pode acabar passando o resto do dia com aquele refrão-chiclete grudado na sua cabeça — e isso não vai ajudar sua concentração.
Segundo a focus@will, o tempo médio que as pessoas conseguem se concentrar é de 20 minutos por vez. Mas com a faixa musical correta, esse tempo pode se prolongar por até 100 minutos.
Depois desse período, é necessário fazer uma pausa para relaxar. O gráfico abaixo mostra como se comporta as oscilações desse ciclo:
Reprodução
Gráfico mostra concentração de uma pessoa
 
Quer maximizar seu foco? Ouça essa seleção:
http://exame.abril.com.br/tecnologia/noticias/estas-musicas-te-deixarao-concentrado-dizem-neurocientistas

Nenhum comentário:

Postar um comentário