Páginas

quarta-feira, 22 de abril de 2015

Rotina de estudos para criança com Déficit de Atenção



Rotina de estudos para criança com Déficit de Atenção



Diversos estudos tem mostrado relações importantes entre o déficit de atenção ou TDAH e uma série de dificuldades na aprendizagem e no desempenho escolar. A criança que tem déficit de atenção ou TDAH tem dificuldade de planejar atividades futuras, é normal que elas subestimem o tempo estipulado para realizar determinada tarefa, principalmente se esta não for de seu interesse. Geralmente, quando recebem a data de uma atividade avaliativa não conseguem se planejar para realizar a mesma.


Calendário semanal

Para os pais que precisam de uma rotina de estudo adequada para realizar com seus filhos, o calendário semanal de estudos é uma estratégia que tem se mostrado bastante eficiente para lidar com esse problema. A construção deste calendário deverá ser feito pelos pais juntamente com os filhos e deve ser feito semanalmente. É importante que se estimule a criança a construir o calendário contendo todos os dias da semana e que ela o deixe em algum lugar visível em seu quarto. Deve-se estabelecer, também, um horário de estudo que vai de 30 minutos à 1 hora por dia, de segunda a sexta-feira, sendo necessário a ativa participação da criança na elaboração desses horários. Eles também podem variar nos dias da semana, conforme os compromissos da criança, ou dos pais, como por exemplo: segunda de 14h00min as 15h00min horas, na terça de 17h00min as 18h00min. Estipulados os horários de estudo, é importante que eles sejam mantidos. Pedir que a criança escolha uma matéria por dia para ser estudada, conforme suas necessidades na escola, em alguns casos ajudá-la a escolher. É fundamental que tenha alguém em casa nos horários de estudo dessa criança para auxiliá-la com as dificuldades e que esta rotina seja seguida por ambas as partes. Essa estratégia, em conjunto com as demais, apresenta um melhor resultado no tratamento dessa criança.


Modelo de tabela para rotina de estudos



segunda-feiraHorário:Matéria:
terça-feiraHorário:Matéria
quarta-feiraHorário:Matéria
quinta-feiraHorário:Matéria
sexta-feiraHorário:Matéria

Sistema de Pontos

O sistema de pontos é uma técnica utilizada para premiar a criança quando ela tem algum comportamento desejado pelos pais. As crianças com déficit de atenção ou TDAH precisam dessa recompensa para que o rótulo de “incapaz”, para a realização de qualquer objetivo, seja desfeito.

O sistema de pontos recompensa a criança, mas não imediatamente. Conforme ela vai realizando as tarefas, vai acumulando pontos para trocar por algo que lhe agrade. É de extrema importância que o sistema de pontos seja implantado em casa e que os pais acompanhem a criança quanto a excução das tarefas. As recompensas em casa não devem incluir apenas recompensas materiais, mas também algo como uma tarde no parque, um passeio no cinema ou no zoológico, algo que seja de interesse da criança e esteja dentro dos pontos acumulados por ela na semana.

Leia também:

Baixe agora seu e-book gratuito com o tema Déficit de Atenção ou TDAH

11 estratégias para melhorar a percepção visual das crianças com déficit de atenção

7 dicas para os pais lidarem com crianças que tem Transtorno do Déficit de Atenção /Hiperatividade

Como o professor pode ajudar no tratamento do Déficit de atenção e hiperatividade?

Processamento da informação em crianças com Déficit de atenção ou TDAH

Atividades lúdicas para alunos com Déficit de Atenção

Atividades cinestésicas e de identidade para alunos com Déficit de Atenção

18 formas para lidar com crianças ou adolescentes com TDAH

Estratégias e exercícios para alunos com Déficit de Atenção

Socorro Bernardes
Psicopedagoga, Psicanalista Clínica, Palestrante, Bacharel em Administração de Empresas, Professora do município de Juazeiro-BA na área de Atendimento Educacional Especializado, Escritora/poetisa com livro publicado pela Editora Baraúna e CBJE.
http://www.ganhesempremais.com.br/psicopedagogia/rotina-de-estudos-para-crianca-com-deficit-de-atencao/

Nenhum comentário:

Postar um comentário