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domingo, 13 de julho de 2014

O que é mesmo aprendizagem???

O que é mesmo aprendizagem???
Ana Lúcia Hennemann

Aprendizagem nada mais é do que modificarmos nossos comportamentos. Adquirir uma nova habilidade seja ela psicomotora, cognitiva ou afetiva (uma nova atitude frente a algo). Entretanto, aprendizagem depende da interação que temos com o meio, e esta é tão significativa que ao pensarmos no caso da inclusão percebemos indivíduos que antes eram colocados em total segregação, destacando-se na mídia seja como repórteres, seja como cineastas, enfim “o céu não é mais o limite” , novos horizontes estão se abrindo para todos.

Mas, focando na questão da aprendizagem... Para que nosso comportamento seja modificado, se faz necessário ocorrer uma mudança física dentro de nosso cérebro, que é justamente o crescimento das espinhas dendríticas (espículas dendríticas). Imagine que você tenha uma prova no dia seguinte e não teve tempo de estudar com antecedência e restou somente a noite anterior para isso. Você estuda, estuda e estuda, é capaz de até fixar alguns conceitos, mas estas informações ficam apenas passando pelos seus neurônios, não ocorre nenhuma modificação nos mesmos, não há crescimento de espinhas dendríticas. Essa aprendizagem “não se consolidou”, certamente ao terminar a prova, esta aprendizagem se tornará descartável. Para que a aprendizagem realmente aconteça ela necessita de “repetição”. Se faz necessário, estudo diário, troca de informação com outras pessoas, assistir palestras, documentários envolvendo o conteúdo, no caso das séries iniciais: além de exercícios envolvendo o conteúdo, pode-se utilizar-se de jogos que façam os alunos interagirem e evidenciarem os conhecimentos que estão sendo oportunizados. 

Quanto mais conhecimento prévios o indivíduo tiver sobre o assunto, maior será as conexões que ele fará, e de certa forma, mais aumento de espinhas dendríticas.

Espinhas dendríticas crescendo durante as atividades.
(Crédito: Yi Zuo, da Universidade da Califórnia, Santa Cruz)
 
Uma pesquisa interessante foi realizada na Universidade da Califórnia onde um grupo de cientistas estudaram a alteração de neurônios em três grupos de ratos que aprenderam diferentes tipos de comportamentos durante quatro dias.  O primeiro grupo deveria aprender a esticar as patas entre duas gaiolas para alcançar uma semente que lhe serviria de alimentação. O segundo grupo além de pegar a semente, também deveriam aprender a comer uma massa fina e escorregadia.  Os ratos do terceiro grupo não tiveram uma tarefa específica, mas suas gaiolas foram equipadas com muitos materiais tais como: cordas, escadas e locais onde poderiam subir e correr.

Através de equipamentos, as atividades neurais dos ratos eram monitoradas diariamente, sendo que todos os grupos apresentaram modificação nas espinhas dendríticas, mas o grupo que teve apenas uma tarefa específica apresentou maior crescimento neste local. A conclusão desta pesquisa é que a prática (repetição) constante manifesta-se mais rapidamente no cérebro.

Quando adquirimos novas habilidades (aprendizagem) adquirimos novos comportamentos importantes para nossa vida. A aprendizagem precisa acontecer em espiral, ou seja, precisamos repassar sobre aquela informações mais vezes, dificilmente aprendemos algo em uma aula só, se faz necessário que aquela informação que estamos tendo contato não fique somente na nossa memória operacional, mas sim que ela se consolide na memória de longo prazo, e um dos fatores importantes para que isso ocorra é o sono, pois somente durante o sono é que se formam novas espinhas dendríticas. É durante o sono que fazemos uma reorganização dos conhecimentos adquiridos durante o dia com os conhecimentos já armazenados na nossa memória.



Fontes:
- COSENZA, Ramon. GUERRA, Leonor. Neurociência e Educação – Porto Alegre: Artmed, 2011.

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