Páginas

quinta-feira, 10 de julho de 2014

Dificuldades de aprendizagem – O que são?

Dificuldades de aprendizagem – O que são?


João é um aluno dedicado, frequenta todas as aulas e até faz perguntas bem complexas para os professores. Mas, não importa o quanto os professores se esforcem para explicar o conteúdo para João, ele continua com notas abaixo da turma e parece não aprender o conteúdo. No entanto ele é um garoto inteligente e social.
O caso de João não é único. O seu rendimento é totalmente desproporcional ao o seu comportamento pois ele sofre de um distúrbio que pode ser tratado e resolvido. João é portador de uma dificuldade de aprendizado. Mas, o que são dificuldades de aprendizagem e como elas podem afetar o desenvolvimento de estudantes e alunos dentro e fora da sala de aula?

O que são Dificuldades de aprendizagem?

Dificuldades de aprendizagem ou transtorno de aprendizagem são desordens que afetam a capacidade do cérebro de uma pessoa de receber e processar informações. Elas são com frequência identificadas por professores e diagnosticadas por profissionais como psicólogos por meio de testes, avaliações. Veja o vídeo abaixo e entenda mais sobre o que são e qual o papel do professor.

No entanto, não existe apenas uma dificuldade de aprendizado. Na verdade, o termo é usado para definir um número considerável de desordens como disfunção cerebral mínima, dislexia, autismo e afasia. No entanto, dentro da sala de aula as dificuldades de aprendizado mais comuns são a dislexia, discalculia e disortografia.

Dificuldades de aprendizagem não são medidores e Inteligência

É importante lembrar que as dificuldades de aprendizagem não são de maneira alguma indicativos da inteligência de um indivíduo. Muitas pessoas com dificuldade do aprendizado são tão inteligente são mais do que seus colegas, possuindo um quociente intelectual ou seja QI normal.
As dificuldades ou transtornos de aprendizagem são condições que afetam a capacidade de aprendizado, mas não a limitam. Isto quer dizer que um indivíduo contando com o suporte adequado para dificuldade de aprendizagem que possui.
Para ler mais sobre dificuldades de aprendizagem leia nossos artigos sobre a dislexia e síndrome de Asper ou Autismo Infantil. Tem dúvidas ou mais informações sobre as dificuldades de aprendizagem? Deixe um comentário usando o formulário abaixo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário