Páginas

quarta-feira, 28 de janeiro de 2015

Estratégias para fazer desmame do uso de tablets enquanto estimula os jogos de verdade ! #janeiroreab

Estratégias para fazer desmame do uso de tablets enquanto estimula os jogos de verdade ! #janeiroreab

IMG_2294.JPG
Quando se pesquisa recursos e atividades que são estimulantes e educativas para o desenvolvimento de habilidades, é impossível não se deparar com duas vertentes: os jogos tradicionais e os mesmos jogos em aplicativos para tablets. Os jogos tradicionais foram criados baseados em fases do desenvolvimento da criança e contam com a interação “jogador – objeto” para atingir seus objetivos. No entanto, hoje vemos jogos da época da vovó em aparelhos super modernos que não dependem de peças e nem estimular como deveriam o jogador. Por que unir o indicador ao polegar em um movimento complexo de coordenação para tirar uma peça do pega varetas, se o jogo hoje está no tablet e basta tocar a peça para que ela desapareça? Bem, é assim que hoje as crianças interagem com os jogos tradicionais… estranho, não é?
Os jogos clássicos sobreviveram à tecnologia, mas estão “encarcerados” nos tablets. Sim, eles conseguiram ultrapassar gerações, mas hoje também existem em formato digital, nos tablets e seus aplicativos.
Os tablets chegaram, fazem sucesso e tornaram-se uma ferramenta estimulante e cotidiana para algumas crianças. Mas ao pensarmos que os brinquedos clássicos foram feito para tocar, sentir a textura, o peso e a forma, ao olhá-los nos aparelhos “falta alguma coisa”, não é? Pensando nisso, surgiu a busca por formas de reascender o interesse pelo real, e encontramos ideias que envolvem o tablet neste processo.
A primeira inspiração veio do site Hands On As We Grown (olha a imagem acima!) que propõe que as peças dos jogos de madeira sejam fotografadas e sirvam de exemplo do que deve acontecer com as peças reais, sendo empilhadas e posicionadas na forma que as fotos indicam. As fotografias são feitas pelos adultos que devem orientar, por meio da fotografia, uma sequência da brincadeira com o jogo real.
A segunda ideia veio de um aplicativo, pois é, a Osmo criou um kit que inclui o suporte do iPad e jogos que devem ser usados de acordo com o aplicativo que você baixa no iPad.
IMG_2295.JPG
Para ficar mais claro, separamos esses vídeos para vocês:
Claro que você não precisa desse kit para trabalhar desta forma, trouxemos a ideia para inspirar você. Os jogos e atividades propostas no kit da Osmo podem também ser fotografadas e usadas como a primeira ideia. Além da possibilidade de fotografar, também existem aplicativos de jogos como Tangram e formação de palavras (talvez você já tenha algum(ns) no seu tablet!) que podem ser usados nessa intersecção entre o jogo virtual e o real.
IMG_2295-0.JPG

IMG_2296.JPG
IMG_2297.JPG
A ideia de trazer o jogo real para junto do tablet, seja da forma que for, é uma excelente prática ao plantar a semente do interesse pelo “mundo real”. Acreditamos que essa é uma boa forma  de “desmamar” o virtual da vida das crianças e trazê-las para jogos, brincadeiras e atividades que precisam ser experimentadas para completo e saudável desenvolvimento das habilidades, bem como   para ver a vida sem brilho nem botões.
Concordam? Querem acrescentar ou comentar algo? Comentem! Ah, e mandem suas ideias, inspirações e soluções para contato@reab.me :)

Nenhum comentário:

Postar um comentário