Páginas

domingo, 2 de fevereiro de 2014

O que temos de melhor para oferecer aos nossos filhos, cobranças e prazos ou ferramentas para uma infância saudável e feliz?

O que temos de melhor para oferecer aos nossos filhos, cobranças e prazos ou ferramentas para uma infância saudável e feliz? Será que as cobranças que fazemos aos nosso filhos são sempre justas? Será que elas são realistas e vem acompanhadas de apoio para que eles consigam evoluir com autonomia? "Caixa de Ferramentas" post novo no NVCA!

Caixa de ferramentas.

caixa
na imagem: duas caixas de presente, uma com tons sóbrios e outra com tons coloridos.
 
E se quando você fosse educar seu filho, você se deparasse com duas caixas? Na primeira caixa você encontra prazos, cobranças e exigências. Na outra caixa você descobre várias ferramentas coloridas. Explico: Assim que a bebê pig nasceu eu recorria com frequência à primeira caixa, era super preocupada com milestones, datas, etc. Com o tempo fui percebendo o óbvio, minha filha não é um robô e educá-la não é uma receita de bolo.
Cheguei a esta conclusão graças à própria Alice. Ela mesma foi me mostrando que é muito esperta e tem o tempo dela para atingir os marcos do desenvolvimento. Por isso, hoje em dia, tenho remexido muito mais na segunda caixa, a colorida caixa de ferramentas! Sabe, já que a Alice tem seu tempo para tudo, o melhor que eu posso fazer é oferecer uma estrutura estimulante (“dar ferramentas”), para que ela atinja todo o seu potencial e evolua com autonomia.
Se com a primeira caixa eu colocaria a Alice em pé contra sua vontade, para ela caminhar logo, com a ajuda da segunda caixa eu coloco barras e espalho móveis pela casa, que despertem o seu próprio interesse em ficar de pé. Ações simples como colocar um brinquedo que ela gosta em cima de um sofá, ou aproximar dois móveis (para ela passar de um para o outro caminhando) são muito mais naturais para a criança, que experimenta com alegria suas vitórias. Vitórias que são suas.
Eu não tenho formação em educação infantil, não sou a melhor mãe do mundo (e nem tenho pretensão de ser.) As reflexões e dicas que coloco aqui no blog são fruto da minha realidade e do meu pouco aprendizado neste meu curtíssimo tempo como mãe. Dito isso, eu precisava registrar este desabafo. Para lembrar a mim mesma e aos que convivem com a Alice de sempre respeitar o tempo e o potencial dela, e usar cada vez mais a segunda caixa. A colorida caixa de ferramentas. :)
 
caixa2
na imagem: caixa aberta, com vários elementos coloridos saindo dela, como flores, pássaros e borboletas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário