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domingo, 23 de março de 2014

QUAL A DIFERENÇA ENTRE UMA APRENDIZAGEM COMPETITIVA, INDIVIDUALIZADA E COOPERATIVA?

Mesmo sem saber, no dia a dia escolar, nós incentivamos os nossos alunos a adotarem alguma forma de aprendizagem conforme a nossa proposta de trabalho. Dependendo da nossa proposta, na sala de aula, eles podem aprender de forma competitiva, individualizada ou cooperativa.
Em uma aprendizagem competitiva os alunos são estimulados a trabalharem juntos com vistas a alcançar um objetivo que somente um, ou alguns alunos, poderão alcançar. Os alunos são estimulados a trabalharem mais rápido e de melhor forma que os seus colegas.
Desta forma, os alunos competem entre si e buscam resultados que os beneficiam pessoalmente, mas, para atingir estes resultados, eles podem fragilizar outros colegas.
Isto é muito comum acontecer quando solicitamos apresentações, para o grupo, de trabalhos escolares. Sendo individual ou grupal, os alunos acabam competindo para superar os outros grupos.
Dependendo de como mediamos esta apresentação, e como avaliamos esta, podemos inconscientemente incentivar a competitividade entre os alunos.
Quando optamos por uma atividade individualizada, os alunos buscam realizar as suas atividades de forma individual sem interagir com os outros colegas. Eles buscam o sucesso para si e são classificados de acordo com os resultados obtidos nas avaliações padronizadas (provas).
Desta forma os alunos buscam benefícios pessoais e não consideram os sucessos de seus colegas. Com esta estratégia, não trabalhamos com os valores de cooperação, solidariedade e compartilhamento do conhecimento.
Contudo, quando optamos por uma aprendizagem cooperativa, estimulamos os alunos para aprenderem juntos e concluir as tarefas de forma compartilhada. Os alunos são estimulados a perceberem que para conseguirem atingir os seus objetivos eles necessitam da ajuda de todos os membros do grupo.
Os resultados obtidos são fruto do trabalho de todos. Isto leva a uma relação positiva, pois o meu sucesso está ligado ao sucesso dos outros.
Desta forma, os alunos aprendem e entendem as regras sociais, a noção de limites, a ter empatia e perceber as linguagens sociais e aprendem valores como a cooperação, solidariedade e respeito.
Esta estratégia de aprendizagem é muito importante para alunos com necessidades especiais, pois eles aprendem juntos valorizando os pontos fortes, de cada membro o grupo, e auxiliando cada colega a vencer as suas desvantagens.
Não estão competindo para ver quem faz melhor, mais rápido, quais os trabalhos que são mais bonitos. Ela abre uma porta para que o aluno possa ser um construtor ativo do conhecimento utilizando as suas habilidades, capacidades e competências.

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