Páginas

quinta-feira, 6 de março de 2014

DEIXA DE SER DISTRAÍDA, MENINA!

Project thumb small thumbnail

Graphic Novel Menina Distraída

Um projeto de Quadrinhos por Vanessa Bencz 


Burra, lixo, desperdício de oxigênio, avoada, cabeça de vento. Esses foram alguns dos “apelidos” direcionados a mim na escola quando eu era adolescente. Ainda bem que eu nunca acreditei em nenhum deles.
Infelizmente, sei que muitos estudantes que são vítimas de bullying acreditam nos adjetivos pejorativos que ganham e aceitam a violência que sofrem. Foi com base nesses fatos que criei Menina Distraída, meu primeiro projeto de história em quadrinhos! E aí, vai entrar nessa comigo?
A minha intenção é que Menina Distraída cause empatia e, ao mesmo tempo, transmita incentivo. Afinal, todo mundo merece ser tratado com respeito e igualdade. Esta HQ será uma importante aliada na campanha de combate ao bullying nas escolas brasileiras.
O PROJETO

A protagonista se chama Leila. Ela tem 14 anos, treina kung fu, é apaixonada por desenhar e, obviamente, é a distração em pessoa. Ela não resiste a uma boa janela. O passarinho que pousou na árvore é mais interessante que o professor de matemática ou as placas tectônicas da aula de geografia. Em vez de prestar atenção nas aulas, ela fica desenhando e, pra lidar com o tédio, cria uma super-heroína perfeita, a Mulher Raio.

A consequência disso é que a garota não consegue tirar notas boas. As coisas pioram quando ela recebe a primeira nota zero. Leila vai ter que lidar com o bullying dos colegas e com os apelidos maldosamente criativos que vão minar a motivação dela, já baixa. Mas a coisa fica séria mesmo quando ela precisa confrontrar o bully da turma, um valentão chamado Samuel que vai preparar uma bela sacanagem com a protagonista.

É a partir daí que Leila resolve assumir as características de força e motivação da Mulher Raio e encarar o garoto. Ela vai enfrentar, também, suas próprias limitações como uma pessoa com problemas de atenção.
Ficou uma história super engraçada, motivadora e cheia de lições. Eu tenho certeza que essa HQ vai ser visualmente deslumbrante, vai encantar e ser útil para motivar todas as pessoas que, de alguma maneira, se sentem menosprezadas pelas outras.
MEU TRABALHO
Sou jornalista, blogueira, escritora e roteirista. Nos dois últimos anos, me dediquei a visitar escolas falando sobre literatura, livros e motivações. Percebi que os estudantes tinham muita curiosidade sobre a minha trajetória escolar. Eles ficavam surpresos e emocionados quando eu falava que tirava notas baixas e tinha dificuldades de aprendizado. Depois, em particular, me chamavam e diziam que passavam pela mesma situação que vivi. Tiravam notas baixas, eram vítimas de uma zoação implacável e se sentiam desamparados. Ganhei a confiança dos professores e eles me pediram para lançar um trabalho que falasse sobre bullying, respeito ao próximo, motivações e sonhos.
Tive a ideia, então, de desenvolver uma história em quadrinhos baseada em algumas situações que vivi. Foi aí que a história da Menina Distraída surgiu, pronta, na minha cabeça.
Quer ler mais sobre a minha história? Clique aqui e aqui.
O ORÇAMENTO
Pra colocar Menina Distraída no papel vou contar com dois ilustradores que já fizeram trabalhos maravilhosos em Joinville e já estão tratando esse projeto com todo carinho do mundo. Para ilustrar, colorir, fazer a arte final e elaborar as peças de divulgação, Fabio Ori e Denny Fischer serão remunerados com 5 mil reais. Os custos para impressão do projeto ficaram em 6 mil [1000 exemplares coloridos]. Mais os 13% do site, o valor dos correios e as recompensas, nosso orçamento fecha em 16 mil reais.
Caso o projeto não passe, não tem risco, a grana volta pra você. Mas eu conto com a sua ajuda para colocar no mercado esse projeto. Confira também as nossas recompensas: tem canecas, bottons, sketchbooks e até caricaturas personalizadas.
Veja a camiseta de recompensa!

Qualquer colaboração será super bem-vinda e, se você não puder doar, compartilhe esse vídeo com seus amigos e ajude a divulgar esse projeto. Obrigada e boas distrações! ;D
E se arrecadarmos mais?
+ 2.000 = 18 mil
A HQ ganha mais 20 páginas com desenhos e depoimentos, e doaremos mais 300 livros para as escolas que manifestarem interesse no projeto.
+ 2.000 = 20 mil
Nova recompensa: todos que adquiriram cotas acima de 50 reais ganham um estojo personalizado da Menina Distraída para notebook ou tablet.
+ 5.000 ou mais = 25 mil em diante
Os livros serão na versão luxo com capa dura!
Veja outros trabalhos dos ilustradores Fabio Ori e Denny Fischer

projeto por

User
Jornalista, escritora, blogueira, roteirista e inconformada.
apoiou 6 projetos
Joinville/SC

Nenhum comentário:

Postar um comentário