São Paulo – SP
05, 06 e 07 de setembro de 2014
(sexta, sábado e domingo - veja horários)
Carga horária de 24 horas
Certificado de participação
Inscreva-se Agora
R$780 até o dia 27 de junho.
R$825 até o dia 26 de julho.
R$870 até o dia 26 de agosto.
Inscrições limitadas e abertas até o dia 26 de agosto de 2014 (terça-feira).
05, 06 e 07 de setembro de 2014
(sexta, sábado e domingo - veja horários)
Carga horária de 24 horas
Certificado de participação
Inscreva-se Agora
Valor das inscrições por participante:
R$780 até o dia 27 de junho.
R$825 até o dia 26 de julho.
R$870 até o dia 26 de agosto.
Inscrições limitadas e abertas até o dia 26 de agosto de 2014 (terça-feira).
Programação
6a feira à tarde – O Estilo Responsivo na Inclusão Escolar
Estratégias para a inclusão escolarEstratégias para a realização de um projeto de inclusão escolar aliado ao programa de desenvolvimento de estilo responsivo: a criação de uma parceria contínua entre família, escola e equipe multidisciplinar; estratégias para o professor regente e professor mediador; otimização da apresentação do conteúdo; adaptação de materiais pedagógicos; adaptação do grau de desafio; estratégias para avaliação; adaptações de ambiente; a criação de uma rotina personalizada integrada à rotina da classe; a mediação da interação entre os alunos da classe; estabelecimento de regras e limites; atividades de apoio fora do ambiente escolar.
Sábado e Domingo – Oficina de Atividades Interativas para o Desenvolvimento
Estudo da Tabela de HabilidadesOrientação sobre como utilizar a Tabela de Habilidades da Inspirados pelo Autismo na avaliação do estágio de desenvolvimento da pessoa com características do autismo e estabelecimento de metas para o seu programa interacional, responsivo, motivacional e lúdico.
Exemplificação de Atividades
Exemplificação de atividades adequadas para promover a aquisição das principais habilidades do 1o, 2o, 3o e 4o Estágios de Desenvolvimento da Tabela de Habilidades da Inspirados pelo Autismo.
Criação de Atividades Personalizadas
Planejamento de atividades para o 1o, 2o, 3o e 4 o Estágios levando-se em conta os interesses, habilidades e necessidades das pessoas com características do autismo representadas pelos participantes presentes no curso.
Estratégias para a Execução das Atividades Visando o Aprendizado
Instruções sobre como apresentar e estruturar as atividades para que as crianças, adolescentes e adultos mantenham-se conectados e participativos, realizem tarefas com graus de desafio gradativamente maiores, transfiram, generalizem e expandam o aprendizado.
Expressividade e Criatividade
Dinâmicas práticas para o desenvolvimento das habilidades de expressividade corporal, facial e de voz, habilidades de improvisação e de criatividade dos participantes (desenvolvimento de habilidades expressivas e criativas que promovem mais interações altamente conectadas com pessoas que possuem características do espectro do autismo).
Pré-requisito: Participação em um curso de Módulo 1 da Inspirados pelo Autismo. (Aqueles que já tiverem participado de um curso de Módulo 2 da Inspirados pelo Autismo também poderão participar do Módulo 3.)
Horários do Curso
6a feira 13:30 às 14:00 cadastro 14:00 às 15:45 aula 15:45 às 16:15 intervalo (coffee break) 16:15 às 18:00 aula | Sábado 09:00 às 10:45 aula 10:45 às 11:15 intervalo (coffee break) 11:15 às 13:00 aula 13:00 às 14:30 almoço 14:30 às 16:30 aula 16:30 às 17:00 intervalo (coffee break) 17:00 às 19:00 aula | Domingo 08:00 às 09:45 aula 09:45 às 10:15 intervalo (coffee break) 10:30 às 12:00 aula 12:00 às 13:30 almoço 13:30 às 15:30 aula 15:30 às 16:00 intervalo (coffee break) 16:00 às 18:00 aula |
Ministrantes
Juliana Alves Santiago (currículo resumido) é graduada em Psicologia pela FURB-SC e possui formação em Psicologia Existencialista pelo NUCA-SC. Tem trabalhado há mais de 9 anos com crianças, adolescentes e adultos com autismo. Juliana tem demonstrado e ensinado a metodologia responsiva utilizada pela Inspirados pelo Autismo realizando palestras e consultorias presenciais em diversas regiões brasileiras junto às famílias e instituições que atendem pessoas com o diagnóstico do espectro do autismo. Em suas consultorias, Juliana realiza divertidas e eficazes sessões de trabalho com as pessoas com autismo e coordena reuniões para o ensino-aprendizagem do método com os familiares, voluntários e profissionais envolvidos. Em 2010 foi palestrante do I Encontro Nacional de Autismo em São Paulo. Forneceu capacitação em inclusão escolar de crianças com autismo aos educadores da Rede Municipal de Ensino de Blumenau (CEMEA) de 2010 a 2012.
Lincoln Macedo (currículo resumido) é graduado em Educação Física e especialista em Educação e Reeducação Psicomotora pela UERJ.Tem trabalhado há mais de 6 anos com crianças e adolescentes com autismo, tanto em sessões domiciliares individuais como em mediações escolares. Lincoln utiliza sua expressividade, criatividade e sensibilidade para conectar-se às crianças e adolescentes com quem trabalha e oferecer sessões divertidas e eficazes, além de coordenar reuniões para a aprendizagem do método responsivo com os familiares, voluntários e profissionais envolvidos no programa de desenvolvimento de cada criança.
Nenhum comentário:
Postar um comentário