Páginas

quarta-feira, 9 de abril de 2014

TDAH atinge mais os meninos: entenda o distúrbio

um a cada três a cinco garotos têm a desordem

TDAH atinge mais os meninos: entenda o distrúrbio
Foto: Getty Images
Por Bruna Capistrano

Para haver o diagnóstico do déficit de atenção e hiperatividade, são necessários, no mínimo, seis sintomas combinados nas três bases que sustentam o TDAH: a desatenção, a impulsividade e a hiperatividade.

"A desatenção é mais comum nas meninas. É quando a criança perde as coisas, custam a terminar as tarefas, é desorganizada ou evitam atividades que precisam de atenção contínua. Muitas delas ouvem dez vezes que têm que fazer uma tarefa, mas não fazem porque esquecem. São crianças que não têm planejamento", explica a professora da Faculdade de Medicina da PUCRS e especialista em psiquiatria infantil Gibsi Rocha.

Outros sintomas de hiperatividade ou impulsividade, mais comum nos meninos, são não conseguir ficar quieto, atrapalhar a aula por responder uma pergunta do professor antes dele terminar, falar muito ou interromper as pessoas. "Esse é o chato, que prejudica os outros, e é o que os pais conseguem tratar mais porque ninguém aguenta. O desatento prejudica a si", justifica Gibsi Rocha.

Segundo a especialista, pesquisas mostram que uma em cada 20 crianças têm TDAH, e que os meninos sofrem mais com o distúrbio. "Estudos dizem que para cada três a cinco meninos, um tem TDAH. E se não forem tratados na infância, há grande associação de depressão, ansiedade e envolvimento com drogas e álcool na fase adulta", finaliza a psiquiatra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário