Tatiana Ippolito 15,104 views | 521 shares Segundo a Wikipedia e a Revista Escola - Abril, a Síndrome de Asperger (SA) é "uma síndrome do espectro autista, diferenciando-se do mesmo por não comportar nenhum atraso ou retardo global no desenvolvimento cognitivo ou da linguagem do indivíduo". A SA é um transtorno global de desenvolvimento (TGD), resultante de uma desordem genética e é mais comum em homens. Os portadores da síndrome costumam escolher temas de interesse, que podem ser únicos por longos períodos de tempo, falando repetidamente o mesmo assunto. Eles também apresentam habilidades incomuns, como memorização de sequências matemáticas ou de mapas. As pessoas com Síndrome de Asperger têm algumas características diferenciadas, tanto positivas quanto negativas. Veja a seguir: Déficits no desenvolvimento motor. Podem ter dificuldades para segurar o lápis para escrever. Estruturam seu pensamento de forma concreta. Não conseguem interpretar metáforas e ironias. Têm dificuldade em sair da rotina. Não sabem usar movimentos corporais e gestos na comunicação não verbal. Falta de interesse espontâneo em dividir experiências com outros. Maneirismos motores estereotipados e repetitivos. Preocupação com um ou mais padrões de interesse restritos e estereotipados. Respostas socialmente inapropriadas. Expressões faciais limitadas ou impróprias. Olhar fixo peculiar. Interesses limitados. Medo ou angústia devido a sons como os de aparelhos elétricos. Rápidas coceiras sobre a pele ou sobre a cabeça. Tendência a agitar-se ou contorcer-se quando está excitado ou angustiado. Falta de sensibilidade a níveis baixos de dor. Gestos, espasmos ou tiques faciais não usuais. Custa-lhes vestir-se, desabotoar os botões ou fazer laço nos cordões do tênis. Como lidar com a situação Pode-se lidar com a criança ou jovem portador da SA em casa e na escola, e a forma mais indicada e recomendada é tomar as mesmas providências como se faz com crianças e jovens autistas. Observar e respeitar seu tempo de aprendizagem, estimulando comunicação e participação nas atividades com os colegas e familiares. Observar os talentos de cada um como falamos neste artigo, ajuda a criança a desenvolver-se em áreas que demonstra mais interesse. Fazer o tratamento como prescrito pelo médico e encorajar sem forçar outras atividades pedagógicas, de forma a inserir novos conhecimentos como contar, nomear cores. O mais importante é estimular o auto-respeito e auto-conhecimento, de forma a ser o mais independente que puder. FACEBOOK TWITTER PINTEREST GOOGLE+ Tatiana Ippolito Tatiana tem grande paixão por escrever e pretende ajudar as pessoas com isso, ou entreter, no caso de seu blog http://inspiration-tatis.blogspot.com.br. 10 itens a planejar para viagens internacionais com toda a família Aqui a prova porque as mães não fazem nada Às vésperas do casamento, um acidente deixou a noiva totalmente dependente - veja o que o noivo fez 7 lemas de vida que toda mulher adulta deve ter Ele tirou nota 1.000 no ENEM e conta os segredos que o ajudaram a realizar seus sonhos Porque ler ou assistir Cinquenta Tons de Cinza é má ideia 5 razões porque eu preciso desesperadamente do meu marido 9 razões por que os homens traem suas esposas O poder da esperança Pai solteiro faz aulas de penteado para deixar a filha mais linda Junte-se a milhões e fortaleça sua família todos os dias Registre-se com Facebook -------------------------- ou -------------------------- Quero receber artigos em meu e-mail Mais populares 10 itens a planejar para viagens internacionais com toda a família Aqui a prova porque as mães não fazem nada Às vésperas do casamento, um acidente deixou a noiva totalmente dependente - veja o que o noivo fez 7 lemas de vida que toda mulher adulta deve ter Ele tirou nota 1.000 no ENEM e conta os segredos que o ajudaram a realizar seus sonhos Porque ler ou assistir Cinquenta Tons de Cinza é má ideia 5 razões porque eu preciso desesperadamente do meu marido 9 razões por que os homens traem suas esposas O poder da esperança Pai solteiro faz aulas de penteado para deixar a filha mais linda Advertisement Feedback
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- Segundo a Wikipedia e a Revista Escola - Abril, a Síndrome de Asperger (SA) é "uma síndrome do espectroautista, diferenciando-se do mesmo por não comportar nenhum atraso ou retardo global no desenvolvimento cognitivo ou da linguagem do indivíduo".A SA é um transtorno global de desenvolvimento (TGD), resultante de uma desordem genética e é mais comum em homens.Os portadores da síndrome costumam escolher temas de interesse, que podem ser únicos por longos períodos de tempo, falando repetidamente o mesmo assunto. Eles também apresentam habilidades incomuns, como memorização de sequências matemáticas ou de mapas.As pessoas com Síndrome de Asperger têm algumas características diferenciadas, tanto positivas quanto negativas. Veja a seguir:
- Déficits no desenvolvimento motor.
- Podem ter dificuldades para segurar o lápis para escrever.
- Estruturam seu pensamento de forma concreta.
- Não conseguem interpretar metáforas e ironias.
- Têm dificuldade em sair da rotina.
- Não sabem usar movimentos corporais e gestos na comunicação não verbal.
- Falta de interesse espontâneo em dividir experiências com outros.
- Maneirismos motores estereotipados e repetitivos.
- Preocupação com um ou mais padrões de interesse restritos e estereotipados.
- Respostas socialmente inapropriadas.
- Expressões faciais limitadas ou impróprias.
- Olhar fixo peculiar.
- Interesses limitados.
- Medo ou angústia devido a sons como os de aparelhos elétricos.
- Rápidas coceiras sobre a pele ou sobre a cabeça.
- Tendência a agitar-se ou contorcer-se quando está excitado ou angustiado.
- Falta de sensibilidade a níveis baixos de dor.
- Gestos, espasmos ou tiques faciais não usuais.
- Custa-lhes vestir-se, desabotoar os botões ou fazer laço nos cordões do tênis.
Como lidar com a situação
Pode-se lidar com a criança ou jovem portador da SA em casa e na escola, e a forma mais indicada e recomendada é tomar as mesmas providências como se faz com crianças e jovens autistas. Observar e respeitar seu tempo de aprendizagem, estimulando comunicação e participação nas atividades com os colegas e familiares.Observar os talentos de cada um como falamos neste artigo, ajuda a criança a desenvolver-se em áreas que demonstra mais interesse.Fazer o tratamento como prescrito pelo médico e encorajar sem forçar outras atividades pedagógicas, de forma a inserir novos conhecimentos como contar, nomear cores.O mais importante é estimular o auto-respeito e auto-conhecimento, de forma a ser o mais independente que puder.
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